top of page

Versão inusitada de Crazy Nights do Kiss no comercial da Smirnoff.

Atualizado: 28 de ago. de 2022



A música Crazy Nights foi lançada pela primeira vez em 1987, no disco de mesmo nome, da banda americana Kiss. A versão original da música é tipicamente uma canção melódica com refrão pegajoso feito para tocar nas FMs para os adolescentes da época – talvez os pais de muitos leitores – ouvirem a toda altura no rádio do carro. Devemos lembrar que essa era a época do Glam Rock e várias bandas se renderam a esses clichês. Com o Kiss não foi diferente.


No entanto, a versão que temos aqui é no mínimo ousada, quebra todos os paradigmas da gravação original. O piano em ritmo lento e o vocal feminino quase gótico desfiguram a proposta original de festividade e grandiloquência que a música induz.


Mas, é justamente isso que a faz magnifica. Penso que se eu tivesse ouvido essa música hoje, sem ter primeiro tido contato com a original, eu dificilmente não teria gostado da música. Essa versão ficou conhecida alguns anos atrás, como a música do comercial internacional da Smirnoff. Talvez você se lembre.


Foi produzida pela empresa Big Foote Music + Sound, que produz músicas para comerciais de TV e em 2012 até ganhou um prêmio publicitário em Nova York por essa versão de Crazy Nights.



Charlene Ava

A dona da triste e bela voz é Charlene Ava, que participa do projeto com o pseudônimo "Sun for Moon," que parece ter sido um projeto musical dessa cantora. Ava é uma cantora profissional que trabalha na indústria da publicidade há tempos. Essa Crazy Nights é daquelas versões que se tornam muito diferente da original e por isso pode causar calafrios nos fãs mais radicais do estilo que a consagrou, no entanto, se você como músico ou apreciador de boa música, se desvencilhar desse preconceito, pode curtir a canção como se fosse a primeira vez que ouviu essa melodia, notará que ficou muito refinada.


Compare abaixo a versão com a voz de Charlene Ava, e em seguida ouça a canção original do Kiss.



Big Foote Fit Sun For Moon - Crazu Nights (2011)





Kiss - Crazy Nights (1987)



Crazy Nights - Kiss (1987)




Fontes:

No Youtube você pode comparar as duas versões.

Vídeo de Crazy Night feita para a propaganda da Smirnoff

https://www.youtube.com/watch?v=xHuXY3ZQabQ

Vídeo clipe da canção original do Kiss

https://www.youtube.com/watch?v=lUmAHiTT5Kc


Site da “Sound Better: onde Charlene Ava disponibiliza seu portfólio como cantora profissional: https://soundbetter.com/profiles/18652-charlene-ava.

Site “Really Good Vocals”: Website da própria Charlene Ava: http://www.reallygoodvocals.com/#about.

Site Radiorama que disponibiliza músicas de comerciais: http://radiorama.com.br/?/musica/crazy-crazy-nights/smirnoff/.

Site da produtora Big Foote Music + sound: http://www.bigfoote.com/.

Site da Sonicscoop que noticiou a premiação da música Crazy Night em 2012: http://www.sonicscoop.com/2012/06/13/big-foote-nyc-wins-aicp-award-for-smirnoffs-crazy-nights-spot/



André Stanley é escritor e professor de História, inglês e espanhol. Também atua como designer gráfico e fotografo. É autor do livro "O Cadáver" e editor dos blogs: Blog do André Stanley, Stanley Personal Teacher. Colaborador do site especializado em Heavy Metal Whiplash. Foi um dos membros fundadores da banda de Heavy Metal mineira Seven Keys.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page