top of page

O domínio feminino no metal extremo brasileiro em uma foto

Atualizado: 19 de nov. de 2022


Da esquerda para a direita. Nanu Villalba (Nervosa), Diva Satanica (Nervosa), Helena Kotina (Nervosa), Prika Amaral (Nervosa), Alissa White-Gluz (Arch Enemy), Fernanda Lira (Crypta), Jéssica Falchi (Crypta) abaixada, Tainá Bergamaschi (Crypta), Luana Dameto (Crypta)

Essa foto foi compartilhada por Alissa White-Gluz, vocalista da banda de death metal melódico sueca Arch Enemy, após sua visceral apresentação em São Paulo no dia 13 de novembro de 2022. O que parece uma foto de um grupo de jovens musicistas que se encontraram por acaso nos bastidores de um show de heavy metal é na verdade um momento histórico para a música pesada, principalmente a brasileira.


O que vemos nessa foto?


Na imagem vemos Alissa White-Gluz ao centro com todas as membras das bandas brasileiras Nervosa e Crypta unidas como um time. A foto foi tirada no backstage de um show que aconteceu no Audio, - casa de shows de São Paulo - numa noite de casa lotada. Eram 3000 pessoas, entre adolescentes empolgados e senhoras e senhores de mais de 40 que não se desvencilharam da música pesada.


Nesta noite, tivemos as apresentações das bandas Arch Enemy e Behemoth que faziam uma turnê conjunta. No caso do show da capital paulista, as bandas de abertura eram as brasileiras Crypta e Nervosa.


Um fato levantado pela vocalista do Crypta, Fernanda Lira, durante sua apresentação e depois reforçado por Prika Amaral da Nervosa não pode ser negligenciado. Das quatro bandas que se apresentaram, três tinham mulheres em sua formação. Duas delas eram completamente formadas por mulheres. Em que outro momento pudemos ver isso ocorrer em um show de música extrema?


Essa imagem registra sobretudo que elas (as mulheres) chegaram com tudo e vêm dominando a cena do metal extremo e muitos nem se deram conta. O metal atual só tem a ganhar com isso.



Leia a resenha completa desse evento clicando aqui.


André Stanley é escritor e professor de História, inglês e espanhol. Também atua como designer gráfico e fotografo. É autor do livro "O Cadáver" e editor dos blogs: Blog do André Stanley, Stanley Personal Teacher. Colaborador do site especializado em Heavy Metal Whiplash. Foi um dos membros fundadores da banda de Heavy Metal mineira Seven Keys.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page