top of page

A emocionante história da mulher autista que criou uma "máquina do abraço" para baixar a ansiedade

Atualizado: 9 de ago. de 2022


Temple Grandin foi diagnosticada, ainda na infância, com autismo grave, o que fez com que seus pais procurassem medidas alternativas para ajudar a pequena Temple a se comunicar melhor.


O autismo é uma condição médica que gera problemas no desenvolvimento cognitivo de uma criança. O Autismo é também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois há vários graus de comprometimento da vida social do indivíduo autista, sendo medido desde o autismo leve ao grave.



"Eu penso com figuras. Eu não penso com palavras"
(Temple Grandin)


Grandin foi levada pelos pais para passar uma temporada em uma fazenda, onde ela tinha contato com cavalos e vacas. Foi ai que Temple começou a perceber que pensava diferente. Ela demonstrou um interesse exacerbado pelos animais e observando as vacas no processo de vacinação, Temple notou que elas ficavam mais calmas quando eram colocadas em uma máquina que as apertava e as mantinham imóveis para serem vacinadas.


Temple, que sofria muitos episódios de extrema ansiedade, teve a ideia de construir uma máquina similar para poder apertar a si própria e ficar calma como as vacas na hora da vacina. Grandin construiu sozinha sua primeira "máquina do abraço" onde ela mesma era capaz de acionar o dispositivo que causava a sensação de ser abraçada, algo que para ela era praticamente impossível em uma convivência social, mesmo com os familiares.


A atriz Claire Danes interpretando Temple Grandin para TV americana
"Eu controlava a pressão da máquina e ficava ali uns vinte minutos, uma vez por semana e saía relaxada..."
(Temple Grandin)


É sabido que as pessoas que se encontram dentro do espectro autista têm muita dificuldade de de lidar com afeto e carinho. Até mesmo os pais têm dificuldade de ter a atenção de seus filhos autistas o que causa grande frustração.


Aqueles que ignoram o transtorno taxam as crianças autistas de insensíveis e sem emoção. Na verdade, negligenciam que um simples ato de afeto, como acariciar ou abraçar, pode causar um desconforto enorme para um autista, pois muitas vezes eles são extremamente sensíveis ao toque, ao som e até mesmo a determinadas cores.


"Eu tenho emoções, mas elas são simples. Eu fico com raiva, fico triste, fico alegre e tenho medo"
(Temple Grandin)

Temple Grandin é conhecida mundialmente por ter desenvolvido um sistema de manejo de gado que visa dar ao animal o máximo de bem estar possível antes do abate. Seu sistema consiste em: "práticas de bem-estar animal desenvolvidas com base científica, que têm como objetivo avaliar e favorecer questões ligadas à saúde, às emoções e ao comportamento natural do animal para que ele atinja os melhores índices de qualidade de vida. "

“Tudo vai morrer um dia. O que queremos é dar uma vida decente aos animais”
(Temple Grandin)

Com ajuda da família e de seus terapeutas, que desde sua infância procuraram ajuda-la a garantir uma inclusão social e profissional adequada, Temple Grandin venceu os preconceitos e conseguiu controlar sua ansiedade. Até que em certo momento suas limitações no convívio social não eram mais um problema para a jovem Temple que se tornou uma mulher de respeito em seu meio.


Temple possui pós-doutorado em veterinária; é especialista em neurociência e é uma palestrante muito requisitada para falar sobre trato com os animais e eventualmente sobre sua experiência com o autismo.


Em 2010 foi produzido um filme para a TV americana contando sua história. O filme estrelava Craire Danes no papel de Grandin e ganhou sete prêmios Emmy


Fontes:












Assista o trailer do filme Temple Grandin feito para TV americana:









André Stanley é escritor e professor de História, inglês e espanhol. Também atua como designer gráfico e fotografo. É autor do livro "O Cadáver" e editor dos blogs: Blog do André Stanley, Stanley Personal Teacher. Colaborador do site especializado em Heavy Metal Whiplash. Foi um dos membros fundadores da banda de Heavy Metal mineira Seven Keys.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page